Rua Marquês de Abrantes, 258 - Belém - SP

O que é o sistema CAD/CAM e como ele pode transformar o seu sorriso

Compartilhe

Primeiramente, vamos à definição: CAD/CAM é uma sigla em inglês para duas expressões: CAD – Computer-Aided Design (desenho assistido por computador) e CAM – Computer-Aided Manufacturing (manufatura assistida por computador). Para os dentistas, o CAD/CAM é, portanto, a capacidade de realizar o desenho de uma prótese no computador, ao mesmo tempo em que seu aparelho consegue enviar o comando para uma máquina que realizará a manufatura daquele desenho, transformando-o em uma prótese pronta para ser instalada na boca do paciente em apenas alguns minutos.

A Chedid Odontológica é uma das clínicas mais avançadas da área e possui equipamentos próprios e de ponta para evitar que o que acontecia antigamente em consultórios – e ainda está presente em muitos – se repita, que é receber modelos de gesso enviados depois da consulta clínica do paciente e realizar a estratificação, um trabalho manual que nem sempre consegue criar próteses tão fiéis.

A tecnologia evoluiu tanto que conseguimos realizar a digitalização diretamente em nossos pacientes. Vale lembrar que o dentista pode optar por realizar apenas o processo de scanner odontológico (CAD) ou também usar a fresadora (CAM), criando as próteses no próprio laboratório, como fazemos aqui.

Afinal, não é nada agradável ficar alguns minutos com a moldeira na boca, ter dificuldades para respirar ou precisar manter a mesma posição durante todo o tempo. Além disso, a acuracidade também incomoda, já que o mínimo movimento, ou a mistura incorreta dos materiais, pode distorcer o modelo. Isso faz com que muitas pessoas simplesmente desistam de suas próteses e acreditem que ficaram para sempre sem a restauração ou prótese completa de alguns dentes.

Com o sistema CAD/CAM, o dentista evita que o paciente tenha o desagradável gosto do material usado na moldeira e possibilita que até mesmo aquelas pessoas que tinham medo ou receio de ir ao consultório, possam se beneficiar do tratamento odontológico eficaz.

A verdade é que o sistema revolucionou a odontologia e hoje é um dos mais usados por profissionais que entendem a necessidade de mesclar conhecimento prático com técnico ao tratar quem mais precisa de cuidado.

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

A evolução dos implantes dentários

O implante dentário é um pino de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função…
CONTINUE LENDO

Clínica Chedid Odontológica em destaque na Olga Bongiovani

CONTINUE LENDO

O meu organismo pode rejeitar o implante dentário?

Essa é uma pergunta recorrente em quem vai fazer esse tipo de procedimento cirúrgico. Mas antes, precisamos definir o que,…
CONTINUE LENDO