Rua Marquês de Abrantes, 258 - Belém
03060-020 - São Paulo - SP
Central de Atendimento
(11) 2292.7000 / 2790.2500
English  
AGENDE SUA
CONSULTA
AQUI!
TRABALHE
CONOSCO
CURSOS
SIGA A CHEDID NA INTERNET

PRÓTESE DENTÁRIA (Fixa e Móvel)


Reabilitação da função mastigatória e da estética bucal dos pacientes.


1) O que são as próteses dentárias?

São aparelhos protéticos que substituem os dentes naturais perdidos. Para que o sistema mastigatório funcione adequadamente, os dentes precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. Espaços são criados, desníveis acontecem, o que prejudica a mastigação e a estética. Os dentes precisam ser recolocados.


2) Quantos tipos de prótese existem?

Existem quatro tipos de prótese:
a. Parcial fixa ou ponte fixa;
b. Parcial removível ou ponte móvel;
c. Total móvel ou dentadura;
d. Fixa ou móvel sobre implantes.


3) Que cuidados devemos ter com a higienização da boca?

A Clínica Chedid Odontológica recomenda que se escove a língua com movimentos suaves utilizando uma escova macia e pasta dentifrícia ou limpador de língua encontrado no mercado; Fazer bochechos com anti-sépticos bucais; Escovar os dentes com escova e técnica adequadas (consulte os nossos profissionais).


4) Que cuidados devemos ter com a prótese dental?

Após a instalação da prótese móvel deve-se ingerir somente alimentos macios (primeiros dias). Com o passar do tempo pode-se ingerir alimentos sólidos desde que os mastigue vagarosa e uniformemente a fim de controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder. Limpe a prótese após as refeições utilizando uma escova própria para próteses cuja característica é a presença de cerdas de dois comprimentos. Existe uma linha de produtos efervescentes para higienização química das próteses cuja utilização, no entanto, não substitui a higienização com pasta e escova.


5) Quando é que a prótese deve ser substituída?

A prótese total ou dentadura deve ser substituída ao fim de 5 anos. Durante esse tempo, o paciente deve recorrer ao seu dentista para que sejam efetuados controles periódicos das gengivas e sejam verificados os ajustes oclusais.
O mesmo deve ocorrer com as próteses móveis que devem ser vistas a cada 4 meses. No caso das fixas, com uma boa manutenção, pode-se manter uma vida inteira.


6) Qual a idade que se pode colocar a prótese?

Não é comum a colocação de próteses dentárias em crianças a menos que tenham problemas graves nos dentes. Alguns tipos de próteses vão acompanhar o desenvolvimento ósseo das crianças. O uso de próteses em pacientes adolescentes e adultos é mais comum. 


7) Como é a adaptação das próteses dentárias?

A prótese fixa normalmente é bem mais tolerada pelo paciente que a móvel já que esta última tem um período maior de adaptação. A prótese móvel pode modificar a posição de mastigação ou de fala do paciente e requer um tempo de adaptação.


8) Como a prótese é afixada?

A prótese fixa pode ser colocada tendo como apoio os implantes ou os dentes. Se a pessoa tem alguns dentes remanescentes, estes são preparados e servem de apoio para estas próteses fixas.


9) Porque alguns pacientes reclamam da adaptação da dentadura inferior?

A dentadura inferior tem menos estabilidade pela própria força muscular da bochecha e porque a língua acaba movimentando a prótese. A dentadura superior fica mais estável porque se apoia no céu da boca.


10) Muitos pacientes procuram a substituição de próteses móveis por implantes?

Sim. É bastante frequente a procura pela troca de próteses móveis por implantes. A pessoa normalmente já usa a prótese móvel a um determinado tempo e quer trocar por causa das inconveniências estéticas e funcionais como “não parar direito” na boca.

.



Chedid Odontológica
Rua Marquês de Abrantes, 258 - Belém
03060-020 - São Paulo - SP
Central de Atendimento
(11) 2292.7000 / 2790.2500
Responsável Técnico:
Dr Renato Martins Vaz de Almeida
CRO 75607
Copyright © 2013 Chedid Odontológica
Todos os direitos reservados
Doctors Solution | Sites Profissionais