Rua Marquês de Abrantes, 258 - Belém - SP

Como saber se posso usar lentes de contato dentais?

Compartilhe

Não é exagero afirmar que o sorriso faz parte da história humana e da nossa evolução como espécie. Pesquisas demonstram que o hábito de comunicar uma emoção usando a boca e os dentes, muitas vezes sem emitir som algum, está presente em todas as fases da vida e tem uma função social importante.

Atualmente, a busca pelo sorriso perfeito conta com aliados importantes no consultório do dentista. Entre esses recursos, estão as “lentes de contato dental“, expressão popular para uma tecnologia cujo nome técnico correto é “laminados cerâmicos ultrafinos”.

Para saber se você é candidato ao procedimento de instalação das “lentes”, o primeiro passo é procurar um cirurgião-dentista, como os da Chedid Odontológica, profissional que examinará seus dentes e verificará se o uso das facetas está indicada ou não.

O especialista solicitará, ainda, exames de raios X e fará um molde da boca, bem como uma análise do sorriso. Assim, conseguirá avaliar o que precisa ser alterado e o que seria mais adequado caso a caso. A partir desse estudo, as lentes serão confeccionadas por um protético.

Quem é que pode ou deve usar?

Ok, já vimos como é o procedimento, mas quem realmente tira proveito dele? Pessoas com desarmonias suaves na forma e na cor dos dentes são as mais indicadas a recorrer às facetas ultrafinas.

O mais comum é utilizá-las para corrigir os dentes anteriores. Após um planejamento criterioso, elas podem entrar em cena para situações como:

Fechamento de espaços (os diastemas);

Aumento do comprimento dos dentes (alongamento);

Aumento de volume (largura);

Dentes desgastados;

Dentes lascados ou quebrados;

Alterações e correções suaves de cor.

Quem não pode usar?

Como qualquer procedimento, esse também possui suas contraindicações. Não recomendamos as “lentes” a pessoas com alterações de coloração acentuadas, dentes com restaurações antigas ou que tenham o hábito de ranger os dentes, entre outras circunstâncias. Nesses casos, o profissional poderá definir outra solução estética.

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Revista Plástica e Beleza

CONTINUE LENDO

Qual é a finalidade do enxerto ósseo para o implante dentário?

Para que a colocação do implante seja bem-sucedida, é preciso que o pino de titânio seja totalmente incorporado pelo osso…
CONTINUE LENDO

O meu organismo pode rejeitar o implante dentário?

Essa é uma pergunta recorrente em quem vai fazer esse tipo de procedimento cirúrgico. Mas antes, precisamos definir o que,…
CONTINUE LENDO