Rua Marquês de Abrantes, 258 - Belém - SP

A evolução dos implantes dentários

Compartilhe

O implante dentário é um pino de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o novo dente. Desde que a técnica foi inventada, é assim que se faz o procedimento, mas isso não quer dizer que houve, e continuará havendo, um grande avanço. Veja como era realizado e como é hoje:

No passado: o dentista analisava a situação e concluía que era necessário retirar um ou mais dentes. Era feita, então, uma moldagem de gesso de toda a boca do paciente para seguir de guia à produção do dente substituto.

Logo na sequência, ocorria a extração do tecido danificado e a preparação do terreno para botar a parte interna da prótese. Após alguns dias, novo retorno no consultório para remover os pontos da cirurgia. Durante esse tempo, se usava um material provisório.

A prótese definitiva ia para a boca, mas geralmente não ficava 100%. Era necessário realizar pequenos ajustes em seu formato. Esse processo todo demorava uma média de quatro a seis meses.

No presente: o diagnóstico continua a depender de uma boa avaliação do profissional de saúde. Para ajudar, as máquinas de raio X se tornaram mais certeiras.

Em vez de gesso, que muitas vezes causa ânsia de vômito, dá para usar um scanner 3D e visualizar a anatomia da boca no computador. Mas isso ainda é feito por uma parcela relativamente baixa de consultórios. A Chedid Odontológica, por sua vez, conta com scanners intraorais, softwares e fresadoras de última geração para o procedimento.

Após a retirada do dente ruim, guias ajudam a instalar a prótese na posição perfeita, com precisão milimétrica. Cai o risco de erros aqui.

O dentista manda uma máquina esculpir o novo dente a partir de um bloco pré-fabricado. As informações do formato vêm de um software e a prótese fica pronta em minutos.

Ela já é definitiva e se encaixa no espaço vazio da boca como uma luva, sem necessidade de muitas adaptações. É possível realizar todos esses passos em um único dia de consulta.

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Chedid Odontológica oferece curso de Atualização em Implantodontia

A Chedid Odontológica está com inscrições abertas para o 27° curso de Atualização em Implantodontia, o qual será coordenado pelo…
CONTINUE LENDO

Principais benefícios de um implante dentário

Você ainda está em dúvida se vai ou não fazer um implante dentário? Essa é uma dúvida que acomete muitas…
CONTINUE LENDO

Como saber se posso usar lentes de contato dentais?

Não é exagero afirmar que o sorriso faz parte da história humana e da nossa evolução como espécie. Pesquisas demonstram…
CONTINUE LENDO